12 de outubro de 1948 – Numa terça-feira – Feriado - Esta foi a data de Fundação do ATLÉTICO SUL AMÉRICA CLUB

ns-sportgol
Por -
0

 

Foto | Arquivo Nilo Gama - Facebook

O idealizador foi o Senhor RAIMUNDO SOARES ALMADA e o acontecimento, segundo relato de quem também participou do evento, foi ao ar livre, debaixo de uma das Mangueiras em frente à residência do Senhor Gentil Belém. A data, previamente escolhida, foi para homenagear, também, NOSSA SENHORA APARECIDA E O DIA DAS CRIANÇAS

Dentre os fundadores destacam-se, os quais subscreveram a ATA DE FUNDAÇÃO: AGENOR DINELLY, EXPEDITO DINELLY, LUIZ SOUZA, OLYMPIO GUARANI, GENTIL BELÉM, JÚLIO BELÉM, BENEDITO (Didito) PORTILHO, além dos seguintes membros da Diretoria Eleita: RAIMUNDO SOARES ALMADA, (Presidente), Sra. DULCE MARANHÃO NINA, (1ª Tesoureira), JOÃO SARRF DE RESENDE, (2º Tesoureiro) e LUIZ FURTADO BELÉM, (Orador).

É o Clube com maior número de Títulos, Campeonatos e Conquistas, destacando os Goleiros como PEDRO RIBEIRO, PAULO RIBEIRO, 29, MAPINGUA, BALAUCHO, CANGA, MARRECÃO, MARLÚCIO E SÓCRATES; Jogadores como DERMILSON, AMIRALDO,TONGA, PASSA FOME, CODIBÍ, DIDI PEDERÃO, PARRUDO, TEODORO, BELINE, DODÓ E PAULO MENEZES, LELÉ, LAMPARINA, ZÉ LUIZ, MARIOZINHO, NILO GAMA, JURANDIR E FERNANDO VIEIRA DA COSTA, WANDERLEY E EDNEI FARIA, RAY REIS, CALANGO, PRETO, JORGE CANAL E ALAN, além dos inigualáveis EDMILSON - MÃE QUERIDA e JOÃO JÚLIO - JJ, (este autor do primeiro dentre vários gols de corner), na época não era conhecido o termo gol olímpico.

Fizeram parte da história, do Clube, os Presidentes: AGENOR DINELLY, CLÁUDIO NAVARRO, ZÉ PEDRO FARIA, EDMUNDO NERY, PRETO BORETAMA, PEDRINHO MARTINS, ACINÉLCIO VIEIRA, PAULO MARQUES SOARES, WANDERLEY AMOEDO, WANDERLEI PITOMBEIRA, PAULO FARIA, LUCENIR GÓES, e destacando a Eterna Secretária de todas as Diretorias, EURIDES MAIA.


Seu Estatuto foi publicado no Diário Oficial do Estado do Amazonas, de 16 de Maio de 1950, (o qual emoldurei e doei uma copia ao Clube e outra ao saudoso Paulinho Faria). É uma das pouquíssimas Associações Desportivas, de todo o Interior do Estado, DECRETADA DE UTILIDADE PÚBLICA. Pela LEI Nº 40 de 12 de Junho de 1953, sancionada e assinada pelo então Governador do Amazonas, Sr. ALVARO BOTELHO MAIA.

Curiosidades:

  1. Apesar do Mascote do Clube ser o LEÃO, durante alguns anos, na Década de 70, foi ADOTADO O BODE DO JOÃO NOVO, que nos dias de jogos, era levado para o Estádio.

  2. O Clube tinha vários torcedores fanáticos, mas nada comparado como um Policial Militar, de nome ROSENDO. Quando o Time marcava um gol ele era o primeiro a vibrar e comemorar, “invadindo” o campo, e no mesmo instante ele pegava seu cassetete, (sem nunca ter usado de violência com ninguém), e com toda moral pedia para deixarem o gramado.

  3. – Segundo o ex-Presidente, Acinelcio Vieira, tinha um Jogador, de alcunha MINADOR, que quando acontecia um Penalti e o Juiz perguntava, “quem vai bater” ?, e se apresentava este Jogador, o Juiz não deixava cobrar, pra não perder tempo, pois era GOL NA CERTA, e determinava Bola ao Centro.


  4. O único Fundador do Clube, ainda vivo, é meu Tio, BENEDITO PORTILHO, (Didito), que reside em Manaus, e amanhã, dia 13 DE OUTUBRO completará 97 ANOS DE IDADE, a quem PARABENIZO.

  • Texto: Wanderlei Portilho Pitombeira 

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)