![]() |
| Goleiro Júnior Você |
Edilberto de Barros Beltrão Junior o “Junior Você” é natural da cidade de Barreirinha, estado do Amazonas. Junior Você, agrado que recebeu ainda na juventude se destacou no esporte como goleiro de futsal. O nome “Júnior Você” ganhou destaque na Copa Alvorada de Futsal. Desde a primeira participação na competição, o nome sempre estava estampado em sua camisa de arqueiro.
Trajetória
Antes de se tornar um dos melhores goleiros de futsal do baixo amazonas, Junior Você iniciou sua trajetória no esporte pelo futebol de campo, aos 09 anos de idade.
Aos dez anos, inicia a jornada do adolescente que mais tarde se tornaria um goleiro que daria orgulho a seu pai e ao seu município. Junior começou no futsal atuado dentro de quadra como ala. A primeira equipe de Edilberto Beltrão foi o Atlético Bae, time este, fundado por seu pai Edilberto de Barros Beltrão, o (Beto Beltrão) como é conhecido.
Aos 17 anos de idade, já com certa experiência o jovem jogador foi convidado por Marcio Marques para jogar na equipe Comercial Glória, onde disputou a Copa Inter-comercial de Futsal, ainda na função de ala.
No entanto, como dizem! “O futebol tem suas magias e surpresas” foi na equipe Comercial Gloria que Júnior Você, começou a atuar como goleiro, fazendo a função em quadra de goleiro linha.
“A ideia partiu do Márcio Marques quando precisou que atuasse como goleiro linha em um jogo. Aceitei a proposta e comecei a fazer o goleiro linha quando era preciso. Depois passei a jogar mais direto na função de goleiro, pôs tinha habilidade com as mãos e também com os pés, isso me ajudou a me destacar cada vez mais”, destaca.
Junior conta que com o crescimento do futsal em Barreirinha, já era possível a participação do município em uma competição de maior nível.
“Foi então que houve uma conversa entre diretores e jogadores da equipe e posteriormente com a coordenação da Copa Alvorada de Futsal. Em 2006, foi nossa primeira participação na copa com a equipe Atlético Bae”, conta.
O goleiro craque no futsal também teve passagem nas equipes parintinsenses de Bacury, Norte Clube, Peladeiros e Tiradentes, todas com grandes destaques.
Conquistas
![]() |
| Atlético Bae - Campeã 2011 |
Desde a primeira participação na Copa Alvorada, Barreirinha sempre esteve entre as quatro melhores equipes colocadas. Na primeira disputa da competição Júnior Você, conquistou a terceira colocação jogando pelo Atlético Bae.
Em 2009, a primeira conquista veio pela equipe HBA. Segundo Junior, a conquista inédita foi diante ao AA Marinho de Parintins. No ano seguinte, o goleiro ficou com vice-campeonato ao perder para o Clube Bacury de Parintins. Passado o vice, em 2011 a segunda conquista de Júnior Você como goleiro, foi com a equipe que lhe ajudou a dar os primeiros passos para o esporte, Atlético Bae, que venceu na final o time de Nhamundá.
Outras conquistas de Junior Você, foram 04 Copas Marina Modas e 06 Copas Inter-comércal, todas em Barreirinha. Também foi vice-campeão em Maués, atuando pela equipe Esporte Clube Ramalho. Em 2008, conquistou o Desafio Intermunicipal de Futsal diante a equipe do Kaiser, no ginásio de esportes Elias Assayag. O triunfo veio também pelo Atlético Bae.

Atlético Bae - Copa dos Rios 2015
No ano de 2015, também foi campeão da Copa dos Rios pelo Atlético Bae ao vencer o Esporte Ramalho de Maués. Nesta conquista, o elenco do Atlético Bae era forte e tinha jogadores como: Ralph, Jonnathan, Pinto e Cebola. Júnior também conquistou dois títulos da Copa dos Rios pela equipe Comercial Ferreira.
Momento marcante no futsal
A conquista de 2011, da Copa Alvorada de Futsal também é lembrada como marcante para Junior. “Na Copa Alvorada desse ano, a gente vinha de um vice, precisávamos ganhar essa edição. Foi o meu pai que criou o clube, tínhamos vontade de ganhar esse titulo, para mim significava muito e para ele também, lutamos e conseguimos ser campeões”, comenta.
Momentos marcantes futebol
Para Junior Você, os momentos marcantes são muitos, porém ele destaca alguns que estão vivos em sua memoria e contados pela pagina nsesportegol.blogspot.com, ficarão eternizados. Entre tantos, Edilberto destaca sua convocação para a Seleção de Barreirinha no amistoso que o selecionado Ariramba fez para enfrentar o time do Sulamérica de Manaus, em uma comemoração festiva em Barreirinha.
Outro momento marcante para Edilberto foi um vice-campeonato jogando pelo Internacional de Barreirinha. Segundo o jogador, o time era comandado por seu pai. No tempo normal houve empate e a derrota veio nas penalidades.
![]() |
| Júnior Você |
Aos 17 anos, o craque barreirinhense retorna a sua cidade natal e logo é convidado a fazer parte da equipe Ceará Futebol Clube. Aos 18 anos, integra a equipe do Barreirinha Futebol Clube, maior equipe Ariramba. Mais tarde já com 20 anos, atuou no Clube Santa Cruz. Júnior também atuou em outras equipes de Barreirinha, como Internacional e Santa Luzia. Também teve passagem pela equipe do Nacional de Parintins, disputando o Campeonato Parintinense de futebol. Todos essas atuações foram no futebol de campo.
Edilberto Beltrão atribui tudo que conquistou no esporte ao seu pai, que foi seu grande incentivador em todos os momentos. Outro fator, que segundo o goleiro torna-o extremamente eficaz no que faz, pode estar relacionado ao fato de ser de famílias que tem forte ligação com o esporte. “Venho de duas familiares de craques, de minha mãe e meu pai. Sou de uma linhagem de goleiros meu avô era goleiro, meu tio Doia foi goleiro do Esporte Parintins e defendeu também a Seleção de Barreirinha. Meus tios de Parintins: Mauro, Mailso, Marquinho que jogou a na JAC e Sulmérica eram excelentes jogadores. Sou parintinense também por parte de minha mãe e barreirinhense pelo meu pai. Em fim, uma mistura da família Bulcão e Beltrão que da sorte no esporte”, finaliza.
Júnior Você se sente uma pessoa realizada pelo que fez durante sua trajetória no esporte, fez amizades com grandes craques do futsal do Amazonas e Oeste do Pará. Também destacava com muito orgulho o nome de sua cidade natal (Barreirinha), por onde esteve jogando seja o futebol ou futsal. O fato de ter seu nome sendo divulgado pelos meios se comunicação e de ter sido premiado como melhor goleiro em varias ocasiões, o torna um dos grandes craques do esporte, uma história que começa aqui, mas não termina. Ainda há muito, o que contar.
Por | Nelselino Santarém
Entrevista: 12/02/2022





