Aos 17 anos, o jovem goleiro começou a disputar competições em
várias equipes conhecidas do Futsal Parintinense
O Craque Alessandro Gonçalves Ferreira (37), iniciou sua
trajetória no esporte jogando de goleiro na modalidade Handebol pela escola São
José Operário, aos 12 anos de idade. Na sequência dos estudos foi para o
Colégio Nossa Senhora do Carmo, onde passou a treinar além do Handebol, o
Futsal. Segundo Alessandro, nas duas modalidades em que treinava foi
selecionado para Seleção Parintinense, no ano de 2000.
Aos 17 anos, o jovem goleiro começou a disputar competições em várias equipes conhecidas do futsal parintinense, entre as equipes estão o time da Semasth, Real Paris, AA Marinho, Sul América Futsal, Bacury, Chapada, Botafogo e Fazenda Nogueira. Pelo futsal paraense atuou nas equipes de Ray Fay de Itaituba – Pá em 2010, onde foi vice campeão perdendo para o Trovão Azul pelo placar de 5 A 2. Em 2011, também pelo Ray Fay mais um vice campeonato, quando perdeu para o Manaura de 5 a 4 nos pênaltis, após um empate no tempo normal por 2 a 2, nesta mesma competição, foi escolhido o melhor goleiro. Ainda no futsal santareno, Alessandro integrou o elenco do Juventude em 2011, na disputa da Copa Oeste do Pará. Com um elenco competitivo sua equipe chegou a mais uma final, e novamente foi vice campeão perdendo para o Time da Pulga Futsal pelo placar de 5 a 3. Mesmo o time não tendo conseguido o objetivo de ser campeão, Alessandro foi eleito o melhor goleiro de futsal do Oeste do Pará. O craque ainda atuou na equipe Amigos de Parintins disputando a Copa Rede Amazônica de Futsal e equipes Família São José e Cristo Rei.
Conquistas no Futsal
Deste os tempos de colégio nos jogos escolares, Alessandro já colecionava troféus e medalhas. A partir de então, suas principais conquistas no futsal foram nas equipes de Real Paris, onde ganhou um título. Na equipe da Chapada e com mais experiência o craque protagonizou três conquistas, vindo a ser Tricampeão. Em 2016, sua conquista foi na equipe no Fazenda Nogueira, todas jogando a Copa Alvorada de Futsal. Pela Liga de Futsal teve conquista com o Sul América (um título), Real Koide (um título). Pela Copa Universitária teve uma conquista pela jogando pelo time da UNOPAR.
Momentos marcantes
![]() |
| Acervo pessoal/Alessandro |
Para Alessandro foram muitos os momentos marcantes
atuando como goleiro de Futsal, entre tantas conquistas o craque destaca sua
passagem pela equipe da Chapada.
“Minha passagem pela Chapada foi importante, pois além de conquistar três títulos de um evento tão grande, tive a oportunidade de ser eleito por várias vezes o melhor goleiro da competição”.
![]() |
| Acervo pessoal/Alessandro |
A conquista da Copa Alvorada pela equipe Fazenda Nogueira contra a Sapolândia de Nhamundá também é considerada pelo Craque como marcante. De acordo com Alessandro foram vários desafios para ser campeão.
Futebol

Acervo pessoal/Alessandro - Amazonas EC
No futebol o jovem goleiro estreou em 2001, na equipe do Santos Futebol Clube, tendo uma atuação de dois anos no Clube. Seguindo a trajetória, Alessandro foi para o time do Nacional e, mais tarde passou a integrar o elenco do Atlético Sul América onde permaneceu por um período de três anos, vindo ser campeão parintinense de futebol. Na JAC Clube atuou um período de dois anos e novamente foi campeão. Alessandro ainda teve passagem pelas equipes de Amazonas e Esporte Clube Parintins, ambas equipes com conquistas.
Momentos marcantes no futebol
Assim como no futsal, o futebol proporcionou momentos bons para
Alessandro. Em 2017, na equipe da JAC Clube o time estava há alguns
anos, sem ganhar um Campeonato Parintinense e, nesse período que disputou o
campeonato pelo time colorado conseguiu um título. Outro momento foi a conquista
em 2017, jogando na do Esporte Clube Parintins, onde na ocasião encerrou
sua carreira no futebol parintinense.
Outro momento bom no esporte foi em 2019, quando Alessandro jogou a série B do Amazonense. “Jogar a Série B do Campeonato Amazonense foi m sonho realizado me profissionalizar no futebol”.
Sobre o futebol de sua época o craque lembra dos momentos em que a Rádio Alvorada realizava a divulgação dos jogos do Parintinzão, principalmente os clássicos. “Quando chegávamos no estádio a torcida já estava dentro e havia torcedores do lado de fora do estádio, o público era muito bom, as vezes lotado, isso era um momento bom do nosso futebol”.
Futebol hoje
Na opinião do craque, o futebol em Parintins precisa de apoio desde a base. “Com um trabalho desde a base com a realização dos campeonatos no Sub 09 até o Sub-21, conseguiremos transformar o nosso futebol parintinense. E se tratando de primeira divisão os atletas precisam dar mais valor para o nosso campeonato, digo nosso porque joguei por muito tempo no campeonato parintinense. Aqui onde moro também não é diferente de Parintins, faz dois anos que a Federação Amazonense de Futebol (FAF), realiza o campeonato de base amazonense, com a participação de clubes e escolas de futebol, isso levanta o futebol e criamos novos talentos para os clubes de Manaus, assim deveria acontecer em Parintins”, ressalta.
![]() |
| Acervo pessoal/Alessandro |
Atualmente, o craque Alessandro reside em Manaus e trabalha
no Clube Desportivo Real Manaus e durante sua estada em Parintins,
coordenava junto com a esposa Daniele Carneiro, a EFA Parintins, o trabalho
durou um período de dez anos. De acordo com ele, no Real Manaus há um
trabalho significativo nas categorias de base que conta apoio dos pais e da
Federação Amazonense de Futebol. Atualmente dois atletas do Real estão na base
do Paraná Clube e um atleta que esta encaminhado para viajar a Espanha e
realizar quinze dias de testes em alguns clubes Espanhol.
Por: Nelselino Santarém
Equipe: nssportgol.com
Fotos: arquivo pessoal
Alessandro




