Jovem árbitro parintinense a um passo da Confederação Brasileira de Arbitros de Futsal

ns-sportgol
Por -
0

Árbitro teve como referência a Copa Alvorada de Futsal para crescer profissionalmente.

Foto| Nelselino Santarém 


Williame Gato Melo,  (33) anos, árbitro parintinense está em busca de realizar o sonho, integrar-se ao quadro nacional de árbitros de futsal. Em 2025, o primeiro passo de Williamy é juntar-se ao quadro de árbitros da Federação Amazonense de Futsal (FAF), na capital amazonense. 


A inspiração para seguir a trajetória de árbitro vem do proprio pai Valdir Melo (IN MEMORIAM), que atuou como arbitro  e assistente (bandeirinha) junto ao futebol parintinense. Valdir Melo também foi jogador, treinador e dirigente de equipe e comentarista de rádio. 


“Uma parte da minha inspiração veio desse homem a (esquerda – foto), meu pai, WALDIR MELO (In MEMORIAM), ex-agente da secretaria da fazenda de Parintins, vereador na época de Raimundo Reis. Além de várias funções, meu pai foi de tudo no esporte, jogador amador, árbitro, assistente (bandeirinha), foi treinador, dirigente de equipe, comentarista de rádio. Então posso dizer que a inspiração de eu fazer parte desse mundo veio dele, de certo modo”, comenta.

Foto | Arquivo Williamy 


Williamy começou os primeiros trabalhos na arbitragem em 2013, ajudando nos jogos escolares. Em 2015, participou da primeira clinica de arbitragem promovido pela Rádio Alvorada, no ano seguinte em 2016, participou do curso de arbitragem promovido pela FAF, tendo como diretora Andreza Azevedo, onde obteve um resultado satisfatorio nas atividades teóricas e práticas, ganhando assim, a chancela da federação para apitar jogos de nível mais alto. 


A partir dos primeiros trabalhos nos jogos escolares e as primeiras capacitações, Williamy iniciou mais uma etapa na arbitragem, apitando jogos na Copa Alvorada de Futsal em 2016.


“É muito gratificante participar de uma competição de grande renome em Parintins. Foi a Copa Alvorada de Futsal que abriu portas para arbitragem, que me deu oportunidade  de prosseguir  nessa profissão, que gosto tanto de execer. Hoje faço parte do quadro da Federação Amazonense de Futsal (FAF). Já participei de vários congressos nacionais de arbitragem, onde reunimos vários árbitros do Brasil. E nesses congressos, somos orientados pelos instrutores da confederação nacional e essa participação faz com que, a gente tenha qualificação que possa trazer mais grandiosidade para a competição. Não basta somente a competição junto com as equipes serem grandes, a arbitragem também precisa ser qualificada”, ressalta.


Williame sente-se gratificado por ter feito parte da Copa alvorada de Futsal, que lhe abriu caminhos para a arbitragem e, agora o objetivo é chegar mais longe.


“Sou grato por participar dessa competição desde 2016 , esse ano 2025, não irei participar do quadro de arbitragem, estarei indo para a capital do estado participar do quadro de arbitragem já pleiteando ser futuramente, um árbitro do quadro nacional de ábitros de futsal”, comenta.


Williame Melo, também comenta sobre o início de sua história na copa alvorada, ao mesmo tempo que dá dicas de como alcançar o topo.


“Passei por muitas histórias dentro desta competição, passei por todos os níveis que a gente pode ter dentro da competição, a gente pensa, ah!... já vamos chegar lá apitar os jogos grandes,não! a gente começa de baixo, a gente começa apitando os jogos mais tranquilos, os femininos depois a gente vai subindo, vai aumentando nossa qualificação,  nossa experiencia e assim, por diante, até que a gente consiga chegar nos grandes clássicos parintinenses, nos grandes clássicos intermunicipais que acontecem  dentro da competição”, disse Willamy.


Em 2019, além de apitar jogos, William passou a coordenar a equipe de arbitragem da copa alvorada.


“Eu tenho orgulho de ter participado de uma grande equipe de arbitragem em Parintins, desde o professor Ironildo, Kedson Matos foram dois professores que tive espelhamento. Hoje eu tenho orgulho dos árbitros que cultivei dentro da competição que pude trazer e trabalhar com eles, entres eles o Otavio Augusto, Odenilson (In Memoriam), Elijanderson, Alan, Marcos e Rondenelle”, destaca.

Dany (primeira da esquerda para a direita)


Williame Melo, também se diz orgulhoso, por ter conseguido inserir a primeira mulher em quadra para apitar jogos como árbitra de futsal.


“Tenho orgulho de ter inserido a primeira árbitra dentro da competilção, a Daniele Batista. Dany , como é conhecida é a primeira mulher a apitar jogos de futsal como arbitra de quadra.  Hoje ela tem grande visibilidade, já foi trabalhar em  jogos em outros municipios, isso mostra a grandiosidade, qualidade e tambem a vitrine que é, não só para os jogadores, mas para os árbitros dentro da copa alvorada. Então, tenho orgulho de ter formado essa equpe de qualidade que sempre está informada de toda as regras atualizadas , sempre está em alto nível”, finaliza.

Foto | Divulgação  CAF 


Na edição de 2025, da Copa Alvorada Feminina Elijanderson (foto) asume como coordenador da equipe de arbitragem da competição feminina. Elijanderson é um árbitro de futsal experiente com passagem em jogos escolares e esta ativo na copa alvorada há vários anos.


Por|Nelselino Santarém


Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)