![]() |
| Foto | Arquivo Cristiano Téia |
Cristiano iniciou sua trajetória no futsal ainda adolescente jogando de goleiro reserva na equipe do João Novo, disputando a Copa Alvorada de Futsal – CAF. No ano seguinte, passou a integrar a equipe do Bacury, onde foi vice campeão da Copa Alvorada perdendo para o time do kaiser. Depois de ser campeão diante ao Kaiser, Téia passou a integrar o time, onde atuou por alguns anos e conquistando títulos pela CAF e Liga Parintinense de Futsal – LPF.
Já com mais experiência, Cristiano Téia foi convidado a fazer parte do time da Chapada. Segundo o jogador, durante o tempo que defendeu o time teve a oportunidades de ser campeão por três anos seguido. Outra equipe que teve passagem foi no Norte Clube Parintins.
![]() |
| Equipe da Chapada |
Devido ao bom desempenho como goleiro, Cristiano foi convidado para disputar a CAF, jogando pelo time de Nhamundá. No primeiro ano atuando pelo time Nhamundaense, foi campeão. A segunda passagem também foi marcada pela conquista do Bi Campeonato.
Em Parintins Téia ainda foi Campeão da CAF, pela equipe do Mocambo. Depois jogou no time Fabrica de Gelo Idemar & Grupo Barreirinha em 2019 e, no ano de 2020, disputou a Copa Alvorada de Futsal pelo Peladeiros Futebol Clube.
![]() |
| Equipe Fabrica de Gelo Idemar & Grupo Bae |
O goleiro Téia ainda tem conquistas jogando em Boa Vista, sendo Campeão na equipe Casa do Rancho em 2000. Em Maués, disputou dois anos o campeonato local, uma no Amigos do Gordinho, sendo vice-campeão e outro no Diflone, onde foi campeão. Em Manaus, no ano de 2018, também disputou a Rede Amazônica pela equipe do Unidos da Alvorada.
No Pará
O goleiro parintinense, já esteve atuando em equipes do estado do Pará. Em Itaituba no ano de 1999, disputou a Copa Ouro jogando pela equipe Gato Preto. Teia lembra que nesse ano, foram campões do torneio de apresentação, e foram eliminados da disputa no meio da competição. Atuou também no time do Cruzeiro de Santarém, onde segundo o goleiro já fazem três anos que vem atuando na equipe Mocoronga, nos anos de 2017, 2018 e 2019. Para Cristiano disputar o futsal no Pará e outro nível. “O Cruzeiro é igual os times do Perebas e Navio Parintins, somente com jogadores é de fora e com o nível elevado”, destaca.
Já em Faro, em 2019 foi vice campeão jogando pela equipe do Comercial Jones Victor, comandado por Jones Guerreiro. Segundo Teia a derrota aconteceu nos pênaltis, com Jonnathan perdendo a penalidade.
Momento marcante futsal
![]() |
| Equipe de Nhamundá |
Todas as conquistas para Cristiano Teia são momentos marcantes na sua trajetória do Futsal. Um dos momentos citados pelo goleiro a reportagem do nssportgol.blogspot.com foi a passagem pela equipe de Nhamundá. “Sair de Parintins e ir jogar no time de Nhamundá foi um momento especial para mim, lá sempre teve time bom disputando a CAF, mas nunca tinham sidos campeões. Foi marcante também porque fomos bem recepcionados, no primeiro ano foi muito bom e o segundo ano foi melhor ainda, tive a oportunidade de jogar com jogadores de Parintins como: Pinto, Ralph e Adrianinho, todos os jogadores eram bem tratados. Os diretores Peara, Heleson, Zé Aguinaldo e os outros foram pessoas bem atenciosas. O ginásio é um caldeirão a torcida incentiva mesmo se você tiver perdendo a torcida sempre incentiva”, comenta.
![]() |
| Imagem da internet |
A passagem vitoriosa na Chapada também é destacada por Teia como marcante. “Foram muitas glorias, joguei com, Som Melo, Som Pinto, Adraianinho, Romulo, Leleu e outros. Jogar na chapada foi maravilhoso, era uma seleção escolhido a dedo.Tinha Tarciso, Zé do Carmo, Jacaré (+), era uma comissão grande e esforçada. Tratamento era muito bom,éramos como uma família” lembra.
Durante sua trajetória fora de Parintins atuando na modalidade futsal, Cristiano destaca a oportunidade que teve de atuar em competições com alguns jogadores que ele,os considera de muita habilidade e técnica. Entre tanto, estão os jogadores Eder Moraes, Cabinho, Silvinho e Ronaldo. Para Teia, poder jogar com esses jogadores diferenciados os deixa segura dentro de quadra, passa tranqüilidade também para outros jogadores.
Futebol
Cristiano Téia começou bem cedo atuando no futebol de campo.Aos 13 anos,ingressou na equipe do Nacional, como reserva do goleiro Dinamar. Mas tarde passou a jogar no Corinthians, no Esporte Clube Parintins foi Campeão Parintinense. O jovem goleiro ainda conquistou título em Parintins atuando nas equipes de Jac Clube e Nacional.
Neste intervalo onde começou a se destacar na função de goleiro, Téia foi convidado a ir para o futebol paraense, depois de sua boa atuação no jogo amistoso entre Atlético Sul América e São Raimundo de Santarém realizado no estádio Tupy Cantanhede. Depois que foi para Santarém jogar o Parazão no São Raimundo, Cristiano ficou por um período de dois anos no clube paraense. O goleiro lembra que foi um período ruim, devido a problemas financeiros que o time enfrentava porem, um momento de grande aprendizado e experiência.
O jovem goleiro parintinense também teve uma ligeira passagem de experiência pelo Paysandu de Belém do Pará. De acordo com ele, o convite partiu por parte de um membro da comissão técnica, Olavo do Paysandu, quando este defendeu três jogos em Belém jogando pelo são Raimundo. Segundo Teia, nesse período o time do Papão da Curuzu realizava amistosos em outras cidades, tanto para procurar novos jogadores e também conseguir dinheiro, uma vez que o time passava pelo momento de crise financeira.
A passagem de Cristiano pelo Paysandu é lembrado como um momento marcante na sua carreira do futebol. “Cheguei a pensar que ao caminho para o profissional estava surgindo, Não teve continuidade porque tive que voltar a Parintins e ajudar a cuidar de minha mãe que estava doente e não havia ninguém para cuidar dela. Foi o ponto mais alto que consegui chegar até o momento”, comenta.
Sua trajetória não para, o goleiro Teia ainda jogou na equipe do Remo de Juruti Novo, onde por três anos foi campeão direto em 2000, 2001 e 2002.
Em Boa Vista do Ramos, no Amazonas disputou a Copa dos Rios, pela seleção local. Em Maués foi campeão pelo Juventude e vice campeão no Sport Maués. Na cidade de Nhamundá disputou campeonato no time do Parma. Voltando ao estado do Pará, na cidade de Faro, atuou no time Sheik Clube. No município de Terra Santa teve passagem as equipes de Juvenil, Jamari e Aparecida onde foi campeão
Perspectiva
Cristiano Teia tem como meta para este ano, jogar a Copa do Brasil de Futsal atuando na equipe Unidos da Alvorada de Manaus. Segundo o jogador, devido a pandemia a competição foi paralisada e assim que normalizar estará integrando a elenco manauara. A Copa Verde, também está seus planos em 2020, na equipe Unidos da Alvorada.
Curiosidade
Para esclarecer uma curiosidade a reportagem da equipe nssportgol.blospot.com perguntou ao Goleiro Cristiano se o mesmo “se vende”. Claro que isto é antidesportista, mas o objetivo é ouvir o que o goleiro tem a dizer quanto a inúmeras “afirmações” de alguns torcedores que os questionam em partidas tanto no futsal ou quanto no futebol. Em resposta ele nos disse “Levo muito a sério o meu trabalho na equipe a qual firmo compromisso, nos treinos sou muito esforçado. Não me vendo, o que acontece aqui é muitos te julgam sem saber, não podemos errar, se você errar as pessoas te julgam, se você falha as pessoas dizem que você se vende”, finaliza Téia.
Por: Nelselino Santarém






